Municípios da região do Araripe participam de encontro com representantes Instituto Federal – campus Ouricuri



O Campus Ouricuri realizou na ultima quarta-feira (23) no auditório da IX GERES encontro com os principais representantes dos municípios que compõem a Região de Desenvolvimento Sertão do Araripe.

O objetivo do encontro foi revitalizar a interação entre o IF Sertão-PE, através do Campus, e os diversos setores da sociedade civil organizada da região, beneficiária da presença e das ações do Instituto, com especial destaque para a participação dos representantes do poder público municipal.

Todos os municípios integrantes da Região de Desenvolvimento Sertão do Araripe estiveram representados no encontro que teve como um dos destaques a fala do Reitor do IF Sertão-PE, Sebastião Rildo Diniz, que ressaltou a importância “desta maravilhosa expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil que transformou os antigos Cefets em universidades com um chame todo especial: a verticalização do ensino”.

O diretor geral do Campus Ouricuri, Adalberto Pinheiro de Araújo, que fez o pronunciamento de abertura do evento, enfatizou o papel do Instituto como promotor da cidadania e relembrou aos prefeitos e secretários de governo o compromisso firmado pelo Consórcio das Prefeituras da Região com Instituto no que se refere ao suporte necessário aos estudantes do Campus Ouricuri.

O prefeito de Bodocó, Brivaldo Pereira Alves, representando a Região de Desenvolvimento do Araripe reafirmou o compromisso do Consórcio em apoiar as ações do IF Sertão-PE e acrescentou que “o município de Bodocó só tem a agradecer e a festejar a presença do Campus Ouricuri em nossa região”.

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Foram expostos diversos painéis destacando a atuação do Campus Ouricuri na região. A Chefa do Departamento de Ensino do Campus Maria das Neves de Almeida lançou luzes sobre a Missão do IF Sertão-PE e traçou a evolução do quadro de matrículas e da oferta de cursos regulares, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e Pronatec como reflexo das diversas ações de qualidade empreendidas pela equipe pedagógica do Campus.

Ela frisou que todo o trabalho realizado tem como objetivo “oferecer educação técnica e tecnológica socialmente referenciada, o que implica dizer que não apenas o conhecimento relativo às ciências naturais e exatas é privilegiado, mas também o trabalho voltado para a implantação e o desenvolvimento das mais diversas e necessárias tecnologias sociais”.

O coordenador de Pesquisa, Aroldo Gomes, realçou a importância e o impacto das pesquisas para a região, além de expor os principais projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus, todos, remunerados ou de caráter voluntário, tendo como participantes alunos regularmente matriculados na Instituição.

O coordenador de Extensão Rafael Aquino, sublinhou o trabalho da extensão como protagonista do vínculo entre a Instituição e a Sociedade. “É o veículo através a produção científica rompe os muros da Instituição e se espalha de forma prática por toda a comunidade, transformando para melhor a vida de todos os cidadãos e cidadãs”.

O professor Azamor Guedes, que discorreu sobre a atuação do Campus Ouricuri na área social e cultural, destacou os diversos programas nos quais o Campus está inscrito e que pretende dar continuidade, tais como Mulheres Mil, Napne, Rede Certific, Programa TEC NEP e PROEJA, todos de caráter profissionalizante e inclusivo.

Ao final, a direção do Campus Ouricuri e da Associação de Ovinos e Caprinos da Microrregião do Araripe (ACOCAMA) formalizaram convênio de cooperação e foram lançados mais dois Cursos de Formação Inicial e Continuada: Apicultura Básica e Caprino-ovinocultura.


0 Responses So Far: