POR QUE O MAR TEM SAL?
Desvende este mistério!
Apesar de ser chamado Terra, nosso planeta é constituído por muita água e a maior quantidade desta é salgada. Observa-se que em cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, sendo a maior parte o cloreto de sódio (NaCl), o conhecido sal de cozinha.
Esta água que se estabelece cercando toda a terra de forma contínua constitui o oceano global, que é dividido em cinco áreas principais formando os oceanos: pacífico, atlântico, índico, ártico, e antártico. O que chamamos de mar é entendido como uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.
A salinidade da água no planeta não é uniforme assim temos águas menos salinas como a do mar Báltico e águas muito salinas como as águas do Mar Morto, no Médio Oriente.
Para entendermos como os sais chegaram ao oceano lembremos, de forma simplificada, do ciclo da água: a água que evapora pelos mares, rios, seres vivos, etc. se condensa, ou seja, muda para o estado líquido, nas altas altitudes e baixas temperaturas, formando as nuvens que liberam a água na forma de chuva. Esta chuva penetra nas rochas até chegar aos rios que desaguam nos oceanos.
É bom lembrarmos que há necessidade da preservação e economia da água, pois apesar da existência de muita água no planeta, a maior parte é salgada, ou seja, imprópria para consumo.
Para utilização da água do mar há necessidade do processo de dessalinização já utilizado por países com poucos recursos de água doce como as nações da África e Oriente Médio. Este é um processo caro por isso não utilizado comumente em todo mundo.
Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web.
0 Responses So Far: